Insira a tecnologia no seu trabalho de maneira correta
1º) PREPARAÇÃO
Mantenha-se informado, converse com os colegas e os gestores que já tiveram experiências no uso da tecnologia. Procure fazer cursos para se atualizar e, sempre que tiver chance, sente em frente ao computador e estude as ferramentas.
2º) PLANEJAMENTO
Estabeleça quais os conteúdos a serem trabalhados e só depois avalie quais recursos tecnológicos podem colaborar com o aprendizado deles. A tecnologia deve servir ao ensino e não ao contrário. Veja quais os equipamentos disponíveis na escola e na casa dos alunos.
3º) TEMPO
Calcule o tempo necessário para executar, acompanhar e avaliar as atividades que irá realizar.
4º) TESTE
Antes de utilizar um equipamento ou um programa teste-o o máximo que puder. Ao experimentá-lo, novamente, controle o tempo, reveja o período de aula que previu para a atividade e sempre tenha um plano "b" para o caso de as ferramentas falharem.
5º) BENEFÍCIOS
Com o material digitalizado, o professor ganha tempo para dar um atendimento mais personalizado aos alunos. Os recursos ainda ajudam a explicar raciocínios abstratos e mais complicados.
6º) LIMITES
As regras de convivências são importantes em qualquer aula e também devem ser feitas para as que utilizam as TIC. Combine com os alunos quais programas e equipamentos podem ser usados. Esclareça os horários em que os computadores estarão disponíveis.
7º) AVALIE
Os prazos foram cumpridos? Os objetivos foram alcançados? A tecnologia colaborou para a evolução do aprendizado da turma? Respondendo a essas perguntas, você analisa como melhorar sua atuação e aproveitar sempre as novidades na sala.
FONTE: Revista Nova Escola Especial nº 42
Nenhum comentário:
Postar um comentário